UFJF: Tudo Sobre a Universidade Federal de Juiz de Fora

432
UFJF: Tudo Sobre a Universidade Federal de Juiz de Fora

A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) é uma universidade pública federal, com sede na cidade de Juiz de Fora (MG), e que atualmente possui um campus avançado em Governador Valadares (também em MG).

Ela se posiciona como um polo científico e cultural da região, que possui mais de três milhões de habitantes. Além disso, ela está classificada entre as melhores universidades da América Latina.

Em seu campus, ela conta hoje com cerca de 20 mil alunos circulando diariamente, fora os cerca de três mil estudantes da educação a distância (EAD).

UFJF: Um Pouco de História

A Universidade foi criada em 23/12/1960, através de ato do presidente Juscelino Kubitschek.

Já a Cidade Universitária foi construída no ano de 1969, no mesmo local onde permanece até hoje.

UFJF - História
Reprodução: Site Oficial da Universidade

Ela foi a segunda universidade federal do interior do país a ser criada – a primeira foi em Santa Maria (RS) – e a instituição se formou da agregação de outras universidades de Juiz de Fora, reconhecidos e federalizados na época.

Os primeiros cursos criados foram Medicina, Engenharia, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Odontologia.

Opções de Cultura e Lazer na UFJF

Momentos de lazer são essenciais para alcançar qualidade de vida. A Cultura e o entretenimento estão diretamente relacionados à sensação de bem-estar que tanto buscamos.

Encontrar amigos, ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro ou até mesmo apenas conversar na praça são atividades que podem aumentar o nível do neurotransmissor serotonina e do hormônio ocitocina, que estão associados ao bem-estar psíquico e, consequentemente, à saúde física.

A Universidade Federal de Juiz de Fora, completamente engajada com a sociedade, possui diversas opções de cultura e lazer, veja abaixo:

Museus na Universidade

Museu Memorial da República Presidente Itamar Franco

Foi inaugurado em dezembro/2015. O Memorial reúne registros do período da República do Brasil até os dias atuais e acervo documental, mobiliário e artístico sobre a trajetória do ex-presidente Itamar Franco. Mais do que um simples espaço expositivo, é uma casa dinâmica, onde política, economia, cultura, história e arte fazem da imersão ao local uma experiência de conhecimento e reflexão.

O espaço guarda cerca de 1.700 objetos pessoais, a biblioteca que pertencia a Itamar, com acervo de sete mil títulos, e mais de 150 mil cartas dirigidas a ele enquanto estava na presidência.

Museu de Arte Murilo Mendes

Já aqui, o visitante poderá encontrar significativo patrimônio cultural constituído pelo acervo bibliográfico, documental e de artes plásticas relacionado com a obra literária do poeta juiz-forano reconhecido internacionalmente Murilo Mendes e com sua atividade como crítico de arte.

O acervo do museu também abriga obras de importantes nomes da arte no contexto do Modernismo, como Pablo Picasso, Joan Miró, Georges Braque, Giorgio De Chirico, Cândido Portinari, Guignard, entre outros.

Museu da Cultura Popular

Aqui tem mais de três mil peças, o museu oferece um eclético acervo de objetos do gênero, em coleções nacionais e internacionais, com destaque para as de cerâmica portuguesa, nordestina e mineira, e as de brinquedos populares, de piões a atiradeiras, além de imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios de vários países. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes. A programação baseia-se nas manifestações de cultura popular celebradas a cada período do ano.

Além destes, também encontramos em seu espaço os Museus: Dinâmico de Ciência e Tecnologia, Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral e Malacologia Maury Pinto de Oliveira.

Espaços Culturais no Espaço da Universidade

Cine-Theatro Central

É um dos dez teatros mais belos do Brasil. Foi inaugurado em 1929 e se firmou como principal espaço e um dos símbolos da cultura de Juiz de Fora.

Colocou a cidade na rota dos grandes artistas do país e do exterior. Em 2004, quando foi adquirido pela Universidade, o espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por restaurações. Revigorado, o local oferece visitas guiadas, que podem ser agendadas por escolas, turistas ou pessoas da comunidade.

Centro Cultural Pró-Música

Projeto voltado na formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos de época.

Foi criado em 1984 e mantém grupos estáveis, como o Coral, a Camerata Jovem, os Solistas de Câmara e as orquestras. O espaço possui galerias de arte e ainda recebe espetáculos teatrais, shows musicais e de dança.

Além destes, a universidade também possui o Fórum da Cultura, a Casa de Cultura e o Saguão da Reitoria.

Áreas de lazer na UFJF

Parque Infantil

Fica bem do lado da academia, oferece uma opção de lazer para crianças no campus. Sua estrutura conta com a escalada comum, escalada torcida e carrossel, entre outros brinquedos.

Academia ao Ar Livre

Foi a primeira implantada em Juiz de Fora. Possui uma estrutura que possibilita a execução de exercícios físicos de fortalecimento muscular, aeróbicos e que melhoram flexibilidade, mobilidade e coordenação motora. Frequentemente professores e alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos atuam como monitores no local.

Além desses, o Campus também possui outras áreas de lazer como o Jardim Sensorial, o Bicicletário/Ciclovia, a Pista de skate, a Área para caminhada, a Praça Cívica/Concha Acústica, o Centro de Vivência, as Instalações Esportivas da Faculdade de Educação Física além de um Jardim Botânico em construção.

Como Chegar na UFJF?

A Universidade Federal de Juiz de Fora fica localizada no endereço (Clique para abrir o Mapa)

Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário
Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG

Veja também o mapa do campus (Clique na imagem para ampliar)

UFJF Mapa do Campus

Esse post faz parte do Especial Juiz de Fora:


Receba Nossas Dicas de Viagem Por E-mail!