Nós já comentamos aqui neste post sobre armadilhas em potencial ao reservar no Airbnb.
Porém aqui vamos além, trazendo um guia completo para você de como usar o airbnb, completamente atualizado para as novidades de 2020 na plataforma.
Neste post, você verá:
Como Usar o Airbnb: Resumo
- 1. Reserve com antecedência.
- 2. Preste muita atenção ao local.
- 3. Leia o máximo de comentários possíveis e saiba que os comentários negativos estão sub-representados.
- 4. Verifique a verificação. Hosts e fotos verificados são importantes.
- 5. Envie uma mensagem privada para o proprietário.
- 6. Leia a política de cancelamento.
- 7. Procure taxas reduzidas para estadias prolongadas.
- 8. Confirme as instruções com o proprietário. As instruções geralmente não são claras e são difíceis de entender.
- 9. Verifique no Booking.com se encontra a mesma propriedade ou lugares semelhantes para ficar – Compare preços, política de cancelamento e estadia mínima, todos os quais podem ser diferentes (e melhores) no Booking.
Recapitulando: Como funciona o Airbnb?
Um hóspede inicia o processo de reserva clicando em Solicitar para reservar.
Quando a Reserva Instantânea é autorizada para uma propriedade, a reserva será confirmada automaticamente se o hóspede atender aos requisitos do anfitrião.
Quando a Reserva Instantânea não estiver autorizada, o host precisará aceitar manualmente a solicitação de reserva.
O Airbnb coleta os pagamentos dos hóspedes quando a reserva é aceita e libera esses fundos para o anfitrião 24 horas após a chegada.
Como Reservar no Airbnb
- Etapa 1. Acesse o Airbnb.com (não há sites de terceiros ou sites de reservas) ou instale o aplicativo Airbnb no seu telefone ou iPad.
- Etapa 2. Digite seu destino, datas e número de convidados (tecnicamente, as crianças devem ser inseridas como convidados, mas para começar, é melhor contar apenas adultos ou você pode eliminar algumas locações que seriam perfeitas para uma família de 4 pessoas, mas não serão exibidas. para uma pesquisa de 4 adultos).
- Etapa 3. Selecione se deseja uma casa inteira, uma sala privada ou uma sala compartilhada. Em seguida, clique em “Filtros” para ajustar seus critérios (wi-fi, cozinha, número de camas, banheiros, banheira de hidromassagem, piscina privativa).
- Etapa 4. Ao encontrar um lugar que você gosta, clique em “Contactar o Anfitrião” para fazer uma pergunta ao proprietário ou em “Solicitar Reserva” para iniciar o processo de reserva. Os hosts precisam aprová-lo antes que a reserva seja finalizada, a menos que seja uma Reserva Instantânea do Airbnb.
- Etapa 5. Se for a primeira vez que você usa o Airbnb, você será solicitado a criar uma conta antes de entrar em contato ou fazer a reserva. Se você não tem cadastro ainda no Airbnb, clique neste link para obter seu cupom do Airbnb .
Avaliações: Por que elas nem sempre são precisas?
- O Airbnb se concentra em pessoas reais, relacionamentos reais, experiências reais. E sem anonimato. Tudo bem, mas torna difícil as pessoas deixarem críticas negativas sobre lugares que não gostam. Assim, a maioria das avaliações é extremamente positiva.
- O anonimato que você pode ter nas avaliações do Yelp e do Tripadvisor definitivamente tem suas desvantagens, mas permite e incentiva avaliações mais negativas.
- Os anfitriões do Airbnb lerão opiniões anteriores de possíveis clientes. Se eles têm um histórico de deixar críticas negativas, provavelmente não serão alugados. Isso inclina o aluguel para pessoas que apenas (ou principalmente) deixam comentários positivos.
- É muito fácil para um host do Airbnb criar avaliações falsas. Eles simplesmente criam uma conta diferente com um cartão de crédito diferente. Alugue para a nova conta a uma taxa muito barata. Em seguida, deixe um comentário de 5 estrelas na conta de host falsa. Ou alugue para um amigo ou membro da família (mais uma vez, a um preço muito baixo) e peça que eles deixem uma ótima crítica.
- Conclusão: pode haver lugares muito ruins que recebem ótimas críticas no Airbnb. Neste post nós demos algumas dicas para não cair em ciladas.
Hotel vs Airbnb
- Preferimos os Airbnbs aos hotéis, em boa medida. Melhor custo benefício, melhores localizações. Eu admito, podemos ser tendenciosos, afinal este blog visa sempre economizar para viajar mais e melhor;
- Hotéis em sua maioria têm comodidades como café da manhã incluso, limpeza diária dos quartos, enquanto no Airbnb o hóspede tem que se virar nos 30;
- Porém é possível por exemplo via Airbnb, alugar um quarto dentro de um resort top direto com um “proprietário” de um quarto (timesharing), pela metade do valor normal do resort;
- Também é possível encontrar apartamentos e casas no Airbnb em locais privilegiados, que se fossem hotéis custariam um rim;
- Além claro, da flexibilidade de você poder fazer seu próprio café da manhã e/ou outras refeições, principalmente se você possui alguma alimentação especial ou se simplesmente quer economizar (ou no nosso caso, a pequena Sophia sempre dorme antes das 21h e acabamos tendo que sempre jantar no apto mesmo);
- Obviamente, vale sempre a pesquisa e verificar qual está melhor, de localização, valor, serviços incluídos, etc etc, quando resolvemos ficar em hotéis, sempre reservamos pelo Booking.com
O Airbnb é seguro?
Em geral sim, se você pesquisar direitinho para não cair em alguma região perigosa, e evitar hosts que não são bem avaliados, a probabilidade é alta de você se hospedar com segurança. Nós por exemplo aqui, já ficamos em mais de 10 aptos no Airbnb no Brasil e Europa sem qualquer problema desse tipo.
Obvio que você precisa tomar algumas medidas extras, como por exemplo, se um apartamento possui 3 trancas na porta, use-as. Não atenda campainha sem ter solicitado algum serviço ou delivery, ou seja, medidas de segurança comum que você já tomaria na sua residência.
Assim como não há hotel 100% seguro (vide as constantes reclamações de hóspedes na região de Orlando, por exemplo, sobre funcionários dos hotéis que entram nos quartos e roubam os pertences), também não há airbnb 100% seguro. Você precisa pesquisar bastante sempre e estando no local, tomar as medidas básicas de segurança que você tomaria em casa.
Qual é a forma de pagamento do Airbnb?
Hoje o Airbnb aceita diversas formas de pagamento, e as mais comuns são cartões de crédito ou débito e o Paypal:
- Cartões de Débito;
- Apple Pay e Google Wallet;
- Cartões de Crédito;
- Paypal;
- Outras opções exclusivas no Brasil;
- Formas de pagamento específicas em alguns outros países.
Pode parcelar o pagamento no Airbnb?
Pode sim, porém ao escolher parcelamento em 2 (duas) ou mais parcelas, os juros são por sua conta, mas o Airbnb informa direitinho e de forma bem transparente todos os juros de parcelamentos, taxas, etc no momento do pagamento.
Como pagar com cartão de débito no Airbnb?
É fácil, basta acessar o site do Airbnb pelo computador e seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar sua Conta;
- Escolha Pagamentos e clique na “aba” Pagamentos;
- Clique em Adicionar forma de pagamento, coloque seu endereço para ver as opções de pagamento disponíveis. Cada país/região possuem suas formas de pagamento e moedas disponíveis;
- Escolha a forma de pagamento que quer adicionar, clique em Avançar e insira as informações de pagamento;
- Pronto! Agora essa forma de pagamento vai aparecer ao fechar uma reserva.
Como usar cupom do Airbnb?
Você pode usar um cupom de 2 formas: Se for um novo cadastro, você pode ganhar até R$ 200 reais de desconto usando o nosso cupom clicando aqui. Caso seja algum outro tipo de cupom ou voucher para cadastros já existentes, basta seguir os passos abaixo:
- Ao escolher o local e avançar para a página de checkout, clique em Aplicar cupom abaixo da sua forma de pagamento;
- Insira o código do seu cupom;
- Clique em Aplicar.
Dicas para reservar o Airbnb
- 1. Inicie sua pesquisa e reserve com antecedência. – Ao contrário dos hotéis que têm vários quartos do mesmo tipo, a maioria dos aluguéis do Airbnb tem apenas 1 ou 2 aluguéis e, uma vez reservados, não voltam a ficar online.
- 2. Seja flexível. – O Airbnb funciona melhor quando você não tem um cronograma definido, não precisa estar em uma área específica e não tem demandas específicas no aluguel.
- 3. Leia o maior número possível de críticas e lembre-se de que críticas negativas são desencorajadas (talvez não intencionalmente) pela natureza do mercado do Airbnb.
- 4. Preste atenção à localização – use o Google Maps e o Street View para ter uma idéia de onde o aluguel está localizado e o que está próximo.
- 5. Envie uma mensagem ao proprietário – Mesmo se você não tiver perguntas específicas, invente algo e envie uma consulta com algumas perguntas básicas (como é o bairro? Existe um supermercado por perto?) – a resposta lhe dirá muito sobre seu estilo, suposições e se eles são adequados para você. Mas não seja muito exigente. Se você parece de alta manutenção, o host pode simplesmente ignorar seu email.
- 6. Leia a política de cancelamento. De verdade! – Ao contrário dos hotéis, os anfitriões do Airbnb podem ter regras e estipulações muito além das suas expectativas. Não basta olhar para as fotos e clicar em “Reserve agora”.
- 7. Espere o inesperado (para melhor e para pior) . Se você gosta de previsibilidade, o Airbnb não é para você.
- 8. Confirme as instruções para a propriedade. É incrível quantas vezes as instruções são ruins, difíceis de seguir ou simplesmente não fazem sentido. Faça com que o proprietário confirme diretamente se as instruções são precisas e pergunte se ele tem alguma dica para chegar lá (por exemplo, transporte do aeroporto, pegar o ônibus ou trem, custo de um táxi, etc.).
Como cancelar a reserva do Airbnb?
- Entre na sua conta do Airbnb.
- Clique na guia Viagens na parte superior da página.
- Em Planos Futuros, selecione a reserva que deseja cancelar. Clique em Alterar ou Cancelar.
- Selecione o motivo do seu cancelamento usando o menu suspenso.
- Clique em Cancelar reserva. Se você cancelar, seu reembolso será determinado pela política de cancelamento do host. O Airbnb mostrará o detalhamento do reembolso antes de você finalizar o cancelamento.
- Verifique seu email para obter uma mensagem de confirmação do Airbnb. Importante: a reserva não é considerada cancelada até você receber o e-mail de confirmação.
NOTA DO BLOG: Este conteúdo foi elaborado através de pesquisas na internet e procuramos sempre manter atualizado conforme as novidades e atualizações que ocorrem nos assuntos. Ao clicar nos links você pode estar contratando os serviços que indicamos sem qualquer custo adicional para você e, às vezes até conseguimos alguns descontos exclusivos, que podem ou não gerar alguma comissão para o blog pagar os custos de servidor e se manter ativo.