Como usar celular no exterior em viagens?

108
Imagem de capa do post Como Usar Celular no Exterior

Uma das principais preocupações de quem está começando a fazer viagens internacionais é como usar celular no exterior, especialmente como ter acesso à internet.

Será que seu celular vai funcionar normal lá? É possível encontrar Wi-fi? Vale a pena contratar um plano internacional da sua operadora? Enfim, são muitas dúvidas.

Melhor opção de como usar celular no exterior

A melhor forma de você conseguir usar seu celular em viagens internacionais, evitando dor de cabeça é comprando no Brasil um chip internacional.

Existem diversas empresas excelentes que trabalham com planos muito versáteis para a maioria dos países (clique aqui para conhecer as que recomendamos).

E, comprando ainda no Brasil, você consegue escolher um plano que seja adequado para as suas necessidades, sabendo quais são as vantagens e desvantagens da empresa e pagando exatamente por aquilo que você vai usar.

Não muito segredo, nem complicação.

Imagem de uma pessoa usando celular no exterior

Posso comprar o chip no país de destino?

Isso vai depender bastante!

Existem alguns países que têm regulamento muito rígido sobre a venda de chip, mesmo o pré-pago. Em alguns lugares é necessário que você, por exemplo, tenha um comprovante de residência em seu nome. E, por isso, pode ser que você não consiga adquirir um SIM CARD ao chegar ao seu destino.

Embora não seja tão comum assim e existam muitos países que é possível você encontrar fácil chip internacional em aeroportos, não vale a pena contar com a sorte.

Utilizar wi-fi é uma opção?

Algumas pessoas querem economizar o máximo possível e acabam não contando com o custo de contratar um plano de telefonia móvel para sua viagem internacional – contando com a sorte de utilizar wi-fi gratuito e aberto.

De fato, existem muitas cidades em determinados países que tem wi-fi aberto e de fácil uso nas ruas, além de termos fácil acesso à internet em lojas, restaurantes e etc.

Porém, não dá para contar com a sorte nesse aspecto também.

Especialmente porque usar uma rede gratuita de internet nunca é muito seguro. Além disso, você não tem certeza de que vai sempre encontrar internet disponível quando precisar. E, por fim, quem garante que a internet é boa o bastante para você utilizar?

Por isso, não recomendamos que você coloque o Wi-fi como a única opção para utilizar a internet em suas viagens no exterior.

Imagem de wifi gratis em um restaurante

Vale a pena utilizar minha operadora?

Algumas operadoras bastante comuns aqui no Brasil, como Claro e Tim, oferecem planos para utilização de seus serviços no exterior. Porém, é necessário tomar muito cuidado!

Especialmente porque essas operadoras costumam oferecer serviços em planos muito grandes. Por exemplo, a Claro oferece a partir de planos de 6 meses!

Ou seja, se você vai fazer uma viagem curta, não vale a pena.

Mas, se você for fazer um intercambio e passar alguns meses fora, pode ser uma opção mais viável.

Como usar celular no exterior: Instalação do chip

Se você escolheu em realmente se programar e já levar o chip para viagem internacional comprado no Brasil, não tem muito com o que se preocupar  quando o assunto é instalação do chip.

Existem opções diferentes no mercado e cada empresa trabalha de um jeito. Por exemplo, algumas o chip é automaticamente ativado no dia que você solicitou o início do plano.

Por isso, é importante você sempre perguntar no momento de compra, entrando em contato com a empresa escolhida, sobre como você pode ativar o chip e o plano e quais são as restrições de uso (se existem aparelhos que não compatíveis, se você precisa ativar algo em seu celular e etc.).

Como usar celular no exterior em viagens?

Assim, você consegue usar seu celular no exterior de uma forma super tranquila, sem se preocupar e com um plano que atenderá todas as suas principais necessidades durante a viagem.

E aí? Você já viajou para o exterior? Passou algum perrengue na hora de utilizar o celular? Comenta aqui embaixo sua experiência e, se tiver dúvidas, pode nos perguntar também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here