Penedo RJ: Guia Turístico Rápido e Completo

2392
Penedo RJ Pequena Finlândia

Penedo é aquele lugar gostoso que “fica logo ali”, em Itatiaia, no RJ, essa região é um encantador parque ecológico e a principal colônia finlandesa do país. Em suas ruas é possível encontrar traços da arquitetura da Finlândia em residências e prédios comerciais, além da cultural local.

Nesse Guia, vamos passar por um pouco da história da cidade, como chegar, pontos turísticos, restaurantes na cidade, e uma dica extra de um roteiro de final de semana por lá.

Aqui embaixo deixei um índice, pra facilitar a leitura e navegação no Guia, use e abuse sem moderação ok? Vamos lá!

Clique aqui e Garanta o seu Cupom de Desconto no Airbnb

Um Pouco Mais Sobre Penedo RJ

Criada inicialmente na Fazenda Penedo, por volta do ano de 1929, o lugar chegou a abrigar mais de 500 colonos, vindos da Finlândia fugidos das dificuldades econômicas de seu país de origem.

Atualmente, a bela paisagem do lugar, repleto de natureza e com traços de cultura, transformou o turismo na principal e verdadeira vocação econômica da cidade.

Os primeiros prédios construídos pelos finlandeses que chegaram à cidade se transformaram em uma grande rede de hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares. Penedo possui ainda um clube dedicado à preservação da cultura finlandesa, que recebe os descendentes dos primeiros que chegaram à cidade.

Ficou encantado com a descrição dessa cidade turística e gostaria de saber mais sobre o lugar? Continua aqui com a gente que tem muitas dicas de viagem boas pra essa charmosa cidade.

Como chegar a Penedo RJ?

A chegada à cidade de Penedo pode ser feita por várias formas. Quem prefere o conforto do avião, por exemplo, podem descer no Rio de Janeiro , distante 176 quilômetros na cidade.

De carro, o caminho para aqueles que vêm de São Paulo ou do Rio de Janeiro deve ser feito pela Via Dutra, também conhecida como BR-116. Nessa rodovia, o motorista deve seguir até a saída 311, na entrada da RJ-163, entre as cidades de Itatiaia e Resende.

Para aqueles que irão a cidade de ônibus, é possível embarcar nos veículos da empresa Cidade do Aço, que parte do Rio de Janeiro até Penedo. Em São Paulo, os turistas podem ir até a cidade com ônibus da Viação Cometa, que deixam os passageiros na cidade de Itatiaia. De lá, basta entrar em um veículos da Viação Penedo.

Clique aqui para ver no mapa como chegar.

Pontos Turísticos de Penedo

Agora que você já sabe como chegar por lá, vamos falar um pouco aqui embaixo sobre alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Em alguns casos você vai conseguir fazer os passeios a pé mesmo andando ali pelo centro de Penedo, área predominante dos restaurantes e shoppings. Já se for curtir a natureza, precisará de um carro/taxi/uber, pois são passeios mais distantes do centro.

Ahhh, é bom lembrar que nem de longe conseguimos listar aqui tudo que tem pra fazer na cidade, pense que é um resumão com a nossa experiência de 4 visitas já na cidade e locais que indicamos ou já nos indicaram. Bora lá?

Shopping Pequena Finlândia

Principal centro comercial da cidade de Penedo RJ, o local é conhecido também como Casa do Papai Noel e fica exatamente no centro, no condomínio de lojas de artesanato, restaurante e roupas.

Ali, os turistas tem a sensação de viver em um eterno Natal, além de se sentir em uma das vilas da Finlândia, graças à arquitetura local.

Clube Finlândia

Principal responsável por guardar a memória da colônia finlandesa, fundadora da cidade, realiza eventos e projetos que levam essa cultura a moradores e turistas.

O clube realiza anualmente um baile com danças pitorescas e abriga também o Museu Finlandês da Dona Eva, lugar que abriga peças antigas e obras trazidas em viagens.

Fábrica de chocolates

Localizada no centro turístico de Penedo, a fábrica permite aos turistas acompanhar a produção de chocolate, escolher entre os doces, lanches, geleias, compotas, conservas salgadas e doces de leite.

Shopping Vale dos Duendes

Localizado na principal avenida de Penedo, esse centro comercial ficou conhecido como Vale dos Duendes por causa de sua semelhança com um vale saído dos contos de fada, com jardins e duendes espalhados. O centro de compras abriga ainda lojas de arte típica finlandesa.

Shopping do Esquilo

Nome popular do Penedo Shopping. O lugar, que abriga um grande boneco de esquilo, fica exatamente na entrada do centro comercial de Penedo, e abriga lojas de roupas, artigos esotéricos e artesanato.

Cachoeira de Deus

Maior cachoeira de Penedo, a cachoeira de Deus possui 15 metros de altura e uma grande piscina natural. É excelente para a prática de ecoturismo, pois possui água limpa e propícia para o banho. Em seu topo há uma pequena piscina natural, com uma mini queda d’água.

Parque Nacional do Itatiaia

Fundado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque brasileiro, e serve para a conservação e proteção da natural entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A área tem mais de 28 mil hectares de área verde e belas paisagens. No local, podem ser vistos o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar.

Pico do Penedinho

Um dos mirantes mais famosos da cidade, permite aos turistas entrar em contato com a natureza, além de oferecer uma linda paisagem.

Como é propriedade particular da Fábrica do Chocolate, os turistas que desejam visitar a área precisam pedir autorização. Pode ser acessado através de uma trilha, que dura 30 minutos, e leva ao ponto culminante com 600 metros de altitude.

Restaurantes em Penedo

Aqui então é que com certeza não conseguimos listar todos os excelentes restaurantes da região. De novo, lugares que já visitamos ou nos indicaram por aí, chegando lá e conhecendo outros locais, manda pra gente a avaliação que acrescentamos aqui neste guia.

Restaurante Aglio e Oleo

Com um cardápio variado, que oferece itens da culinária gaúcha e também italiana, o local mescla pratos saborosos com um ambiente bastante acolhedor e a arquitetura típica dos prédios finlandeses.

Restaurante Petit Gourmet

Focado em oferecer aos visitantes uma culinária artesanal, o Petit Gourmet tem um cardápio com diversos tipos de pratos, focados em massas, carnes, frutos do mar e uma excelente carta de vinhos.

Rei das trutas

Um dos restaurantes mais conhecidos de Penedo, o Rei das Trutas é especializado em oferecer aos turistas pratos à base de trutas. Bem servidas, as porções alimentam muito bem os visitantes, podendo ser divididas entre até três pessoas.

Confira Também nosso “Especial Juiz de Fora” clicando aqui

O que fazer em um final de semana em Penedo?

Tem apenas um final de semana para conhecer as maravilhas de Penedo, mas não sabe por onde começar? Tudo bem, preparamos um roteiro com tudo o que você precisa conhecer nesse período.

Dá uma olhadinha nesse vídeo rápido que achamos no youtube editado com uma passada pelos principais pontos da cidade:

Quem gosta de suveniers não deve perder uma visita à Pequena Finlândia, onde está situada a Casa do Papai Noel. Na cidade é possível também dar maravilhosos passeios a cavalo, conhecendo algumas cachoeiras ou andando por locais em campo aberto de Penedo.

Busca um contato maior com a natureza? A boa pedida é conhecer as cachoeiras que circundam a cidade, como a Cachoeira de Deus, as Três Cachoeiras e o Poço das Esmeraldas.

Você também pode fazer o “city tour” no passeio de trenzinho (ou “bibizão” como a pequena aqui ainda chama) saindo ali do centro da cidade, que a criançada adora, é bem divertido e vai dando aquelas paradinhas estratégicas em alguns locais pra você comprar souvenirs, passar rapidinho em uma cachoeira ou ainda, comprar uns chocolates em outra lojinha de fábrica diferente na região:Penedo RJ Passeio de Trenzinho

E não se esqueça de, se estiver tempo bom e ruas secas, fechar algum passeio de quadriciclo (tem vários espalhados pela cidade), é uma experiência única, veja uma foto nossa abaixo:

Penedo RJ Passeio Quadriciclo

Onde Ficar em Penedo?

Booking.com

Bom, em todas as vezes que fomos acabamos ficando sempre no mesmo hotel, o Hotel do Papai Noel e sempre nos atendeu acima das expectativas, tanto nas vezes que fomos somente em casal, quanto depois que nossa pequena nasceu, inclusive passamos um Reveillon por lá já. Mas em breve vamos fazer um outro post dedicado a Pousadas em Penedo e atualizamos aqui.

Enquanto isso, você pode clicar aqui e dar uma olhada nas opções de hospedagem diretamente no site do Booking.

E aí, curtiu? Tem mais alguma dica pra acrescentarmos aqui? Tem alguma dúvida em específico e precisa de ajuda? Manda aí nos comentários e a gente corre atrás!


Receba Nossas Dicas de Viagem Por E-mail!