Os diversos mares de Búzios

36

A posição estratégica de Armação dos Búzios, em uma península cheia de recortes, possibilita que em pouco mais de 70 km² de extensão se encontrem mais de 20 praias! Essa diversidade de praias não limita-se em quantidade, mas também em suas características. Lá é possível encontrar mares agitados de um lado e águas calmas a menos de 10 minutos a pé. Também dá para se aventurar na prática de kite e windsurf, assim como passeios de caiaque e stand-up paddle.

Se você está procurando uma casa em Armação dos Búzios, ou apenas uma viagem de verão, precisa conferir nossas dicas sobre as principais praias da região antes de montar o seu roteiro! Tem opção para todos os gostos e tipos de atividade. Confira:

Os ventos da Praia de Manguinhos

Conhecida por sediar várias etapas de campeonatos de vela, a praia dos Manguinhos possui esse nome por conta da beleza natural dos mangues que cobrem suas margens. O mar tranquilo e ventos fortes dão à praia características essenciais para aqueles que praticam vela, windsurf e kitesurf.

Fica a mais ou menos 3 km de distância do centro da cidade, possuindo acesso através da estrada RJ-102, direção de quem vem de São Pedro da Aleida. Entretanto, possui uma ótima estrutura de comércio e restaurantes. Ali fica localizado o segundo maior polo gastronômico da cidade, ficando atrás apenas do pólo da Orla Bardot, mais famoso da região.

A praia é continuação da Praia Rasa, e possui características muito semelhantes a ela: águas escuras e tranquilas e areias muito claras. É uma região residencial, com muitas casas de praias, mas não possui tantas pousadas e hotéis, que se concentram principalmente em Geribá e no Centro da cidade.

A badalada Praia de Geribá

Em Geribá, o destaque está na areia, e não no mar. Ao longo de sua orla, é possível encontrar quiosques repletos de variedades e na areia estão dispostas várias redes para jogar vôlei. Praia mais popular de Búzios, é ali o ponto de encontro daqueles que possuem alma jovem e gostam de um bom agito. Também é um bom destino para quem busca gastronomia de qualidade, pois oferece uma estrutura com restaurantes que servem os melhores frutos do mar da cidade.

Há várias opções divertidas também para aqueles que não se contentam em ficar com os pés na areia e precisam molhar o corpo. Como é uma praia de mar aberto e águas claras, oferece boas ondas surf, bodyboard e windsurf. Quem prefere sossego deve ir em direção a praia vizinha, da Ferradurinha, ou caminhar 10 minutos até a Praia de Manguinhos.

No final da tarde, reúna o pessoal para se encontrar na casa de shows e bar Fishbone. Durante a temporada, diversos DJs famosos se apresentam no local como parte de suas turnês. Os shows geralmente acontecem no modelo sunset, começando às 15h da tarde e estendo-se até a noite. É a pedida certa para quem gosta de badalação e quer curtir os pés na areia e no mar.

A calmaria da Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura foi muito bem nomeada, visto que de cima, a praia realmente possui o formato de uma Ferradura! Ao longo da sua extensão é possível encontrar a melhor mistura entre natureza e urbanização. Belas casas de praia escondem-se na vegetação local rica, em ruas bastante arborizadas. No mar, a calmaria é característica, já que o formato de ferradura é consequência de uma formação geográfica de baía, sendo a praia ideal para um programa em família com crianças.

Entre as atividades que a Praia da Ferradura oferece estão mergulho, esportes náuticos, como stand-up paddle e passeios de caiaque, e o famoso pedalinho. A estrutura da região é composta por várias pousadas e hotéis, comércio com supermercados e restaurantes.

Belezas naturais da Ponta da Lagoinha

Entre as praias da Foca e da Ferradura, existe uma pequena trilha na qual você poderá encontrar a Ponta da Lagoinha. Como costuma ficar escondida entre as pedras, o local é super tranquilo até mesmo durante a alta temporada. Lá você encontrará um refúgio perfeito para uma boa meditação e ótimas selfies.

Sua formação rochosa é composta por pedras lisas que simulam escarpas e formam belas piscinas naturais com águas cristalinas, rodeadas de uma vegetação nativa com cactos de cabeça branca. Olhando em direção ao mar, também é possível admirar a praia do Forno e as ilhas Ancora, Gravatás e Ilhotes.

Antes de ir até a Ponta da Lagoinha, certifique-se que a maré esteja baixa, senão, ficará mais difícil de apreciar o cenário. Cuide também com ouriços presos às pedras e ondas fortes. Prefira ir até lá acompanhado e evite mergulhar.

Águas secretas na Praia Olho de Boi

Área de nudismo oficial da região, a Praia Olho de Boi fica escondida em meio a mata na ponta leste de Búzios. O acesso é feito por uma trilha a pé, partindo da Praia Brava, e dura cerca de 20 minutos. Mesmo que rápido, alguns afirmam que o trajeto é um tanto confuso, começando na direção contrária à praia para subir e retornar em 180 graus.

Considerada uma das melhores praias de Búzios por conta de suas águas paradisíacas, concentra muita beleza em uma pequena extensão de menos de 50 metros. Diferente de outras praias nudistas brasileiras, na Praia Olho de Boi não é obrigatório entrar sem roupa e, inclusive, conta com ambulantes, mesmo que em pouca quantidade. Vale a experiência!


Receba Nossas Dicas de Viagem Por E-mail!