Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira: Nossa Viagem Anual

864
Hotel Fazenda MG - Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira

FÉRIAS! Pelo menos esse foi o “motivo” pelo qual fomos pela segunda vez (a primeira foi em 2017) parar no maravilhoso Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira em Minas Gerais.

Minas Gerais é uma terrinha de sabores únicos, o contato com a natureza é sensacional, muitas fontes de águas termais e/ou naturais e um povo extremamente hospitaleiro. Nós amamos ir para MG, tanto que muitos dos nossos passeios (principalmente os de final de semana) são em cidades no interior de minas ou no sul de minas.

E que tal pegar todas essas qualidades, juntar com o atendimento e clima de resort all inclusive, e acrescentar uma pitada de habitat natural de fazenda, misturar tudo em um panelão de barro e ver o resultado?

Aguçou sua curiosidade? Pois bem, vem conosco experimentar um pouco desse prato típico delicioso que se chama Vale da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Virgínia no Sul de Minas.

Você pode navegar facilmente pelos assuntos desse post no índice logo aqui embaixo tá? Leia nossa avaliação até o final e compartilhe!

Hotel Fazenda MG: A Cidade de Virgínia

O que vamos passar aqui é um resumo da história que é contada durante o passeio: City Tour, disponível na recepção do Hotel (ideal consultar os dias e horários assim que fizer o checkin e se acomodar). Neste passeio o Hotel nos leva a um passeio de uma manhã inteira pela pequena cidade, com um animador do Vale da Mantiqueira como Guia Turístico regional, é um passeio sensacional:

Virgínia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Situa-se na Microrregião de Itajubá e na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas. Sua população, estimada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8.867 habitantes e sua área territorial é de 326,42 km².

Hotel Fazenda em MG - Cidade Virginia
Réveillon 2017-2018 em Virgínia MG

Foi fundada em 1865 pelo Padre Custódio de Oliveira Montes Rasos, que fazia uma viagem para a cidade de Cristina, até que parou e ficou impressionado pelo panorama da região. Convenceu os proprietários daquelas terras, Diogo José Labat Uchôas e Francisco Ribeiro Pires, a doarem cinco alqueires de terra para que fosse erguida uma capela a ser dedicada à Nossa Senhora da Conceição. O fundador escolheu para o lugar o nome de Virgínea, em homenagem à Virgem Santíssima e em alusão à mata virgem que cobria o local. Da palavra Virgínea veio a corruptela Virgínia.

Os portugueses foram os primeiros a desbravar a região procurando por ouro e pedras preciosas. Como não conseguiram nada e se frustraram, passaram a se dedicar à agricultura. Hoje a cidade tem mais de 100 anos de idade e além da lavoura de subsistência, o município também se sobressai no cultivo de frutas, sendo o primeiro produtor de marmelo e pêssego, o segundo de figo e o terceiro de pêra, do Estado de Minas Gerais.

A Capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada na metade do sec. XIX, e o povoado que logo se desenvolveu ao seu redor recebeu o nome de Virgínia, em homenagem a Virgem Imaculada, padroeira do local. Com o tempo, o nome foi se modificando para Virgínia, onde se tornou um distrito em 1865, passando à categoria de município e separando-se de Pouso Alto, em 1911.

Geralmente no mês de Agosto ou Setembro, a cidade realiza a sua exposição agropecuária, com torneio leiteiro, mostras do artesanato da região, desfiles de cavaleiros e shows de violeiros.

Na agricultura destaca-se a produção de milho, feijão, batata inglesa e arroz e na pecuária, a produção de leite.

A partir do final do século XX, o município começou a investir no seu potencial turístico, com implantação de hotéis-fazenda e pousadas.

Para saber mais sobre a cidade e seus eventos, é só acessar o site da Prefeitura de Virgínia.

Conhecendo o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira

O Vale da Mantiqueira fica numa região privilegiada do Sul de Minas Gerais, um espaço gigante de pura natureza, muito verde, riachos, uma reserva ecológica bem cuidada e preservada, além de uma infinidade de pássaros cercada por belíssimas montanhas.

Hotel Fazenda MG Vale da Mantiqueira Jacuzzi

Que tal desfrutar dessa vista fenomenal curtindo uma Jacuzzi em um dia ensolarado?

Abaixo vamos listar algumas informações retiradas do site oficial do Hotel.

Como Chegar no Hotel Fazenda

Ele está localizado muito próximo dos grandes centros tais como: São Paulo (317 km), Rio de Janeiro (274 km) e Belo Horizonte (431 km).

Endereço: Fazenda Sertãozinho, S/N – Caixa Postal 02 / Bairro Sertãozinho -Virginia – Minas Gerais – CEP 37465-000

É uma região privilegiada de Minas Gerais, entre os Picos do Varjão (1.680 m de altitude) e da Fortaleza (1.740 m), a 3 km do município de Virgínia. O local, no coração das Terras Altas da Mantiqueira, está a 900 m de altitude do nível do mar.

Confira no mapa como chegar ao hotel.

Missão, Visão e Valores do Vale da Mantiqueira

O Hotel pretende ser o Hotel Fazenda mais admirado do Brasil, além de ser referência de serviços e inovação em hotelaria. Eles estão o tempo todo preocupados em demonstrar no dia-a-dia seus valores de trabalho com simplicidade, transparência e integridade, para atender aos interesses dos colaboradores e hóspedes.

Na nossa experiência no local, percebemos colaboradores super felizes e com paixão pelo espírito de servir e promover um ambiente espetacular para todos os hóspedes, de forma totalmente hospitaleira e promovendo a integração humana.

Preocupação com Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira busca através de excelência no atendimento, respeito a todos os seres e ao meio ambiente ser destaque no ramo da hotelaria. Esta filosofia de atendimento faz parte da visão do Hotel, que é ser o Hotel Fazenda mais admirado do Brasil. O tripé da preocupação é baseado nos hóspedes, que são importantíssimos para manter o lugar em pleno funcionamento; nos colaboradores, porque são profissionais que trabalham em parceria com a Diretoria para atingir a excelência na qualidade e no sucesso da empresa, e na infraestrutura, que é sempre feita para atender com satisfação a todos os visitantes (e nós obviamente, amamos).

Reservando a Hospedagem

Esta é a segunda vez que ficamos no Vale, na primeira vez em 2017, foi aquela sensação de que tudo é novidade, tudo é ótimo e nunca dá tempo de curtir o espaço em sua totalidade. Naquela ocasião nossa filha tinha 2 anos de idade (quase 3) e rapidamente apelidou o lugar de “Hotel Fazenda que cai o balde na cabeça”.

Hotel Fazenda MG - Vale da Mantiqueira

Em 2016, quando fechamos a hospedagem para Março de 2017, conseguimos uma promoção muito boa na Suíte Master, que são os quartos mais TOP do hotel inteiro, com 80m², ar condicionado split (frio e quente), frigobar, telefone com discagem direta, TV de tela plana 40″, bancada para trabalho, banheiro com banheira de hidromassagem GIGANTE, espelho de aumento, secador de cabelos, duas duchas especiais, duas pias, closet, além de uma varanda enorme, realmente foi uma estadia maravilhosa.

Hotel Fazenda MG: Suíte Master

Já para a nossa estadia em 2018, conseguimos uma promoção de Black Friday em 2017 onde a suíte Superior (a mais básica) estava em um valor excelente, o que nos propiciou ficar uma diária a mais.

Chegando ao local, conseguimos um upgrade para a suíte Luxo (a intermediária) por menos de R$ 300,00 o período completo, e com um adicional: conseguimos uma suíte Luxo com hidro (tem pouquíssimas nesta configuração no hotel).

Em resumo, vale sempre a pena pesquisar bastante e, mesmo que tenha feito a sua reserva em um quarto, vale a pena chegar na hora e verificar se há upgrade disponível. Clique aqui para verificar os valores das diárias nas datas que você deseja diretamente no site do Booking.

Alimentação no Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira

Se tem uma coisa que é impossível nesse hotel fazenda é dar conta de todas as opções de alimentação disponíveis. É surreal a quantidade de opções, todas absurdamente deliciosas e pelo que conversamos com o Chef em um dos dias que ficamos lá, é tudo feito com muito mas muito carinho, quase como na casa da vovó.

O café da manhã é servido das 7:00 às 10:00

O Almoço está disponível entre as 12:00 e 14:00

O chá da tarde costuma ser sempre das 17:00 às 18hrs

E o Jantar das 19:00 até as 22hrs

Acreditem, é humanamente impossível passar fome nesse lugar e por muitos dias, nós resolvemos simplesmente abrir mão do lanche da tarde porque senão não tínhamos fome e não conseguíamos jantar rs

Atrações e Atividades no Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira

O lugar conta com várias atividades de lazer como:

  • Tirolesa (pago à parte)
  • Campo de Futebol
  • Quadra de Vôlei
  • Quadra de Tênis
  • Parede de Escalada (pago à parte)
  • Arvorismo (pago à parte)
  • Pedalinho
  • Caiaque
  • Pesca Esportiva
  • Piscina Natural
  • Piscina Aquecida
  • Toboágua
  • Parquinhos Para Crianças
  • Passeios à Cavalo
  • Arco e Flecha

Além de todas essas atividades, o Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira possui uma equipe de animação nota 1000! Os animadores vão desde as 9 da manhã até as 22:30hrs (e muuuuitas vezes as atividades iniciam antes e/ou passam desse horário) com diversas atividades, brincadeiras e brindes para os hóspedes. Veja abaixo um exemplo da programação de um dos dias que ficamos lá em 2018:

Programação do Dia no Hotel Fazenda MG

Além de tudo isso, os restaurantes contam com música ao vivo com artistas da região todas as quartas e sábados, criando um ambiente ainda mais gostoso pra curtir em família, com ou sem filhos.

Vale a Pena ir no Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira?

Na nossa opinião, apesar de ter um custo levemente maior que alguns outros hotéis fazenda que visitamos (e olha que por ano nós chegamos a visitar mais de 10 hotéis fazenda no eixo RJ-SP-MG no período de um ano hein), compensa e vale muitíssimo a pena sim!!!

Uma das coisas que deve sempre se ter em mente ao visitar um Hotel Fazenda, é se o mesmo possui infraestrutura, áreas e/ou atividades que funcionem normalmente e não impacte a estadia dos hóspedes mesmo com tempo nublado ou chuva. E nisso o Hotel é espetacular!

Quando fomos em 2017 teve chuva quase torrencial em todos os dias da estadia e não sentimos nenhum impacto sequer na qualidade das férias, devido à infraestrutura GIGANTE e o planejamento absurdo que o Hotel possui. Sobretudo em regiões de fazendas onde geralmente é bem no interior e costuma ser frequente uma chuva sem aviso prévio rs.

É um conforto poder viajar sabendo que se der chuva, tanto faz! Além disso, todo o resto das atividades (que por sinal, nunca conseguimos fazer todas numa mesma viagem, não dá tempo!) complementam o dia deixando tudo absurdamente espetacular.

Se você se interessou muito pelo Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira, clique aqui e reserve já suas férias!

Ah sim, e não se esqueça de comentar lá que conheceu o hotel através do Viajante Muquirana, assim você também nos ajuda a tentar conseguir um descontinho para os nossos seguidores, assim como já conseguimos aqui nesse post, em parceria com uma empresa de seguro viagem.

Compartilhe esse post com seus amigos e familiares e espalhe essa informação útil com quem você gosta!


Receba Nossas Dicas de Viagem Por E-mail!