Ok, são dicas úteis para viagens bem genéricas, mas são o básico que você deve saber para evitar preocupações maiores. Acreditem, MUITA gente não se preocupa com o básico e acaba tendo muitos contratempos e aumento de stress na hora de embarcar.
Nosso objetivo é exatamente esse, te ajudar para que sua viagem seja a melhor experiência possível, porque viajar é realizar sonhos.
Neste post, você verá:
VIAJANDO COM CRIANÇAS
Os cuidados em relação a crianças e adolescentes começam na retirada do passaporte, se a viagem for internacional.
Todos com menos de 18 anos de idade precisam de autorização expressa dos pais ou dos representantes legais, com firma reconhecida em cartório, números dos RG’s e as assinaturas para obter o documento.
Caso não seja possível ter a autorização de um ou de ambos os pais ou do representante legal, essa medida poderá ser pedida ao Juiz da Infância e Adolescência, que enviará ofício à Polícia Federal. O pagamento da taxa do passaporte tem de ser feito com CPF do representante legal.
Para receber o documento pronto, o menor terá de comparecer pessoalmente e acompanhado do responsável legal. Quem tem filhos entre zero até cinco anos, o prazo de validade do passaporte será determinado pela idade da criança. Se esta completou um ano de vida, terá prazo de doze meses; dois anos, 24 meses. Até chegar aos cinco anos, quando a validade se torna igual à do adulto. Para mais informações sempre atualizadas, basta entrar no site da polícia federal.
Tanto a viagem nacional quanto a internacional precisa obedecer ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O artigo 83 estabelece que nenhuma criança poderá viajar para fora de onde reside desacompanhada dos pais ou do responsável legal sem expressa autorização judicial. No caso de viagem ao exterior, a autorização é dispensável se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou do responsável legal ou se viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
O artigo 85 estabelece que sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior. Para tirar qualquer dúvida, procure o Juizado de Menores mais próximo de você.
RESERVAS E PASSAGENS AÉREAS
Alguns fatores podem alterar o preço das passagens aéreas:
- Fique atento a eventuais promoções;
- Verifique quais são os procedimentos da companhia aérea sobre multa por cancelamento, alteração e reembolso de tarifas;
- Verifique a franquia de bagagem da tarifa escolhida;
- Lembre-se de confirmar os assentos;
- Priorize o checkin antecipado.
Na hora de fazer a reserva da passagem, não se esqueça de ter:
- Nome do passageiro;
- Data da viagem;
- Rota;
- Classe de reserva (primeira classe; executiva ou econômica);
- Telefone /E-mail de Contato
- Companhia aérea
TARIFA DE TAXI NOS EUA
Hoje temos muitas opções para locomoção, incluindo Airbnb, além claro, dos táxis tradicionais. Para estimar quanto você irá gastar em um trajeto de táxi nos Estados Unidos, clique aqui
HOTÉIS E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS
Para solicitar uma reserva de hotel, são fundamentais as seguintes informações:
- Localização adequada no destino;
- Data de entrada (Check-in);
- Data de saída (Check-out);
- Tipo de acomodação (single, double, triple);
- Categoria da acomodação (standard, superior, luxo, suíte);
- Preferências do hóspede (andar alto, apto. para não fumante, vista para o mar, mesa para trabalho com computador, etc.
Dicas Úteis
Observar com atenção os horários de Check-in e Check-out. Observar as regras de cancelamento, a fim de evitar a cobrança de no-show (não comparecimento). Para reservas internacionais, ter em mãos o número, nome do titular e validade do cartão de crédito utilizado na reserva para garantir.
Para solicitar a locação de veículo, informar:
- Tipo de veículo;
- Número de dias necessários e devolução;
- Local de retirada do veículo: aeroporto ou locadora;
- Data e horário da retirada e devolução;
- Tipo de Seguro: total ou parcial;
- Toda reserva de hotel ou carro no exterior, independente se for pré-pago no Brasil, o fornecedor se coloca no direito de solicitar um cartão de crédito do condutor do veículo como garantia.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Antes de realizar sua reserva, verifique os seguintes itens da documentação:
- Validade do passaporte;
- Validade do visto, se necessário;
- Atestado de vacina;
- Permissão internacional para conduzir (Habilitação Internacional);
- Carteira de identidade original em voos domésticos e para diversos países da América do Sul, desde que apresente bom estado de conservação e foto de identificação do portador.
Perda de Bilhetes e Vouchers
Em caso de perda do seu bilhete, vá até a agência que o emitiu e solicite a segunda via. Se estiver em viagem, é necessário procurar a companhia aérea.
Você assinará um termo de responsabilidade, comprometendo-se a ressarcir a empresa aérea caso o bilhete, extraviado ou perdido, venha a ser utilizado.
REGRAS PARA BAGAGEM
Em 2017 tivemos alterações nas regras da ANAC que afetaram diretamente o que diz respeito à bagagem.
A cobrança de bagagens despachadas só serão feitas para bagagens acima de 10 kg, que não forem em compartimento de mão. Vale ressaltar, que as novas regras de bagagens dão autonomia às companhias aéreas. Sendo assim, cada uma delas pode estipular valores e condições diferentes.
Mesmo assim, não precisa se desesperar. É um modelo de cobrança por bagagens despachadas que é utilizado em todo o mundo e pode trazer vantagens interessantes para os passageiros em algumas situações.
A expectativa é que a partir destas novas regras, os preços de passagens aéreas caiam, porém eu duvido muito em se tratando da realidade brasileira que isso aconteça, vamos acompanhando e monitorando para economizar sempre!
As novas regras de bagagens despachadas também não devem mudar muito para voos internacionais. A maioria das companhias aéreas tendem a permitir ao menos um volume de 23 kg ou 32 kg. Vale a pena ficar ligado nas regras estipuladas pela sua companhia aérea antes de fechar a compra da passagem.
Vale lembrar que crianças com menos de 2 anos não têm direito a bagagem, e que o excesso de bagagem (em quantidade e/ou peso) é cobrado à parte pelas companhias aéreas.
Transporte de animais possui regras diferenciadas em cada companhia e você deve verificar tudo certinho antes de realizar a compra da passagem aérea.
Extravio de Bagagem
No despacho de bagagens, a empresa aérea entrega ao passageiro o comprovante da bagagem embarcada, indicando os pontos de partida e destino, além do número da etiqueta de bagagem, quantidade e peso.
Em caso de bagagem extraviada ou danificada, reclame imediatamente ao representante da companhia aérea ou autoridade presente no local de retirada da bagagem (companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores).
Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, o passageiro deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo e telefone.
O passageiro que tiver a bagagem extraviada, com as novas regras de bagagens, receberá a indenização pelo extravio em até 7 dias após a reclamação.
Materiais Proibidos na Bagagem
Agentes venenosos, combustível líquido, explosivos, materiais corrosivos, inflamáveis, oxidantes, radioativos e materiais que possam colocar em risco a segurança dos passageiros e da aeronave são considerados perigosos para o transporte aéreo; portanto, são proibidos.
Tratamento de Bagagem
Confira aqui vídeo sobre tratamento de bagagem pela Receita Federal.
AEROPORTOS
Para não ter nenhum problema nos aeroportos, veja as dicas:
- Em viagens nacionais, procure chegar com cerca de uma hora de antecedência (duas se o aeroporto ou seu entorno estiver passando por obras de manutenção/melhorias);
- Em viagens internacionais, chegue ao aeroporto com até três horas de antecedência (acrescentar uma hora se o aeroporto ou seu entorno estiver em oras, mesma situação do item anterior);
- Em ambos os casos, se paga apenas a taxa de embarque quando fechamos a passagem com a companhia aérea e pode-se usufruir de apoio e segurança total nos aeroportos, que seguem padrões e normas internacionais para comodidade e segurança do passageiro, oferecendo atendimento médico de emergência em pontos de maior movimento e dispondo de serviços para registro de queixas e de seções de “Achados e Perdidos”;
- Turistas brasileiros retornando ao país do exterior, por via aérea, estão isentos de impostos referentes a roupas e objetos pessoais, em quantidade compatível com a duração e a finalidade da viagem (Além de 1 câmera fotográfica, 1 relógio, 1 celular, por pessoa). Há o limite de U$ 500.00 de cota na Receita Federal para itens fora da categoria “objetos pessoais” (principalmente eletrônicos), e também podem fazer compras de até U$$ 500.00 no Free Shop na chegada ao país. Compras nos Free Shops fora do Brasil entram na cota de U$ 500.00.
FAZENDO AS MALAS
Evite levar:
- O terceiro par de sapatos;
- O terceiro casaco. Por mais frio que esteja, você só usará um de dia o outro mais pesado à noite;
- Roupas extravagantes, que só combinem com elas mesmas;
- O segundo terno. A não ser que você tenha vários compromissos profissionais;
- Secador de cabelo. Você encontrará um na maioria dos hotéis;
- Ferro de passar. Numa emergência, coloque as roupas num cabide dentro do banheiro, na hora do banho. O calor do chuveiro se encarregará de desamassá-las;
- Tudo que você pretende comprar novo na viagem.
Coloque na mala:
- Roupas em tons de preto, cinza, marrom, cáqui e branco, que combinem entre si e com todas as outras;
- Peças leves e coloridas para renovar o visual, como camisetas e bermudas/saias;
- Shampoo, cremes e perfumes em potes e vidros pequenos de no máximo 100ml. Maiores que isso devem ser despachados;
- Divida a quantidade de roupas do(a) parceiro(a) e/ou outros membros da família entre todas as malas, assim se uma das malas sumir, ninguém ficará sem nada para vestir;
- Um par de sapatos bem confortável, ou tênis, para as caminhadas.
Conclusão
Essas são dicas bem genéricas e superficiais, mas que com certeza farão parte do seu dia-a-dia de viajante.
Esquecemos alguma dica essencial? Deixa aí nos comentários e compartilhe esse post com seus amigos.