Curso de Italiano USP: Aprenda Italiano Online Gratuitamente

Seja por vontade própria, necessidade relacionada a trabalho ou viagem, aprender um novo idioma pode ser uma experiência traumatizante ou prazerosa, tudo depende de vários fatores como por exemplo: a didática do instrutor, a qualidade do conteúdo, a frequência das aulas, ou ainda, o custo do curso.

Pensando nisso, e focado claro nas nossas dicas de viagem muquiranas, hoje trouxe uma dica do Curso de Italiano USP completamente gratuito que já está disponível há algum tempo na internet, mas que conversando com algumas pessoas no nosso perfil no Instagram, muitas desconheciam completamente o.O

Mas primeiro, vamos ver logo abaixo sobre porquê é interessante aprender italiano para uma viagem à Itália. Se você quiser, pode navegar pelo índice logo aqui embaixo e ir direto para a parte do artigo que deseja 😉

Curso de Italiano USP: Porque falar italiano em uma viagem?

Um artigo como este com certeza não será suficiente para enumerar aqui todas as razões pelas quais aprender italiano, uma língua que é tão viva e alegre quanto seu povo. Seja para compreender alguns mestres da literatura do passado e do presente (como Dante, Pirandello e Umberto Eco), seja para descobrir e entender todos os ingredientes dos seus pratos preferidos durante a viagem, ou ainda para entender aquela ópera maravilhosa ou uma peça teatral além de apenas apreciar o trabalho visual/música, o italiano é uma língua perfeita para enriquecer seu leque cultural e te permitir ter experiências únicas!

Curso de Italiano Grátis Coliseu

 

Cultura, moda, futebol, gastronomia e economia

Riquíssima em história e cultura, o espaço territorial atual da Itália foi aquele onde civilizações etruscas, gregas e romanas prosperaram, o que explica o número impressionante de sítios arqueológicos da Antiguidade clássica no país. Os milhões de turistas que desembarcam na Itália anualmente se impressionam pelas obras de mestres como Da Vinci, Michelangelo e Botticelli ou simplesmente ao contemplar a arquitetura magistral de cidades como Florença e Ferrara, que são verdadeiros museus a céu aberto.

Outro ponto forte do país é a moda, considerado hoje um dos maiores exportadores mundiais de produtos luxuosos e de alto padrão, como por exemplo: Ferrari, Maserati, Prada, Gucci, Dolce & Gabbana, Armani, Azimut, Riva etc. A elegância e o design desfilam pelo país por grandes eventos como a Semana da Moda de Milão.

E já pensou se você está em um dos restaurantes TOP na Itália, curtindo aquela gastronomia italiana que é a preferida dos europeus (de acordo com uma pesquisa do Zoover, em 2012) e uma das mais consumidas no mundo, e não sabe o falar o mínimo da língua para conseguir identificar ingredientes, os pratos, e também o seu valor cultural, história de alguns pratos típicos, etc. É aí que entra nossa dica do curso de italiano grátis da USP.

Os produtos frescos e temperados italianos tem um apelo tão grande que desde 2010 a gastronomia mediterrânea é considerada como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO. E os apaixonados pela história da gastronomia vão amar ainda mais uma viagem pela Itália, além das tradicionais massas, do queijo e das carnes, o país foi o responsável por duas grandes invenções modernas, o cone de sorvete e o café espresso.

Conhecendo o Curso de Italiano Grátis da USP

A Universidade de São Paulo (USP) elaborou em uma plataforma totalmente online um curso completo com material didático (tudo gratuito) para aprender italiano, o Dire, fare, partire!.

O conteúdo inclui apostilas, muitos materiais multimídia e videoaulas. E você ainda vai conhecer rádios em italiano e receber muitas indicações de boas enciclopédias e dicionários para ajudar nos estudos para aprender italiano.

Assista abaixo o vídeo de introdução do curso, onde é explicado em todos os detalhes sobre a ementa do curso, os módulos de ensino que utilizam situações reais do dia a dia (como por exemplo um caso de um brasileiro indo morar por uma temporada na Itália) para moradia e necessita aprender a língua, confira:

Tem Nivelamento no Curso de Italiano Grátis USP?

É uma pergunta comum sempre que falamos em cursos de idiomas, mas para iniciar neste curso da USP não é necessário fazer nenhuma avaliação ou prova de nivelamento.

Na realidade nenhum cadastro é requerido também na plataforma: basta simplesmente iniciar o primeiro módulo que conta com 16 aulas para introduzir a nova língua aos estudantes onde cada um segue o seu próprio ritmo de estudo (vantagens de um curso online), aproveitando ao máximo os ensinamentos de cada lição apresentada no curso.

É importante lembrar que, como não se trata de um curso a distância e sim um curso online (e ainda gratuito), não há professores ou tutores para dar qualquer tipo de suporte.

Também não existem provas ou a emissão de certificado de conclusão de curso depois de completar as lições. A intenção é realmente oferecer o conteúdo e ser um recurso de autoaprendizagem inteiramente gratuito utilizando a internet para isso.

Veja abaixo um breve resumo do que será abordado em cada um dos 5 primeiros módulos (lição, ou Lezione) do curso:

Lezione 1

Na primeira aula é feita uma apresentação do curso e dos elementos linguísticos que serão tratados nas próximas 16 aulas; são apresentadas algumas características da pronúncia do italiano, lembrando de observar, sempre, as diferenças entre o português brasileiro e o italiano.

Lezione 2

Na segunda parte, a estudante de graduação em língua e literatura italiana da FFLCH – USP Gabriela Stellutti aparece no estúdio com o tema: Dificuldade de alunos nos primeiros níveis do curso de graduação em italiano: o ponto de vista do aluno.

Lezione 3

Nesta lição é possível aprender a falar sobre as coisas que gostamos e as coisas que não gostamos utilizando o verbo “prazer” em italiano. Além de expressar concordar e discordar de algo, números ordinais e sua utilização em italiano.

Lezione 4

Aqui os alunos aprendem a analisar o gênero e o número de substantivos em italiano, os nomes de algumas profissões e também aprenderá sobre o vocabulário relacionado às relações interpessoais.

Lezione 5

Esta lição ensina sobre os adjetivos, a nos descrevermos e falar sobre qualidade e defeitos, além de estudar o gênero e o número de adjetivos que indicam a nacionalidade e a core por fim, apresenta alguns exemplos de como escrever um e-mail formal.

Como acessar o Curso De Italiano USP?

Para participar é simples e rápido, acesse o site de Cursos de Extensão da USP, diretamente nesse link: Aqui

E Se Eu Quiser Aprender Mais Italiano?

Se você tem interesse em continuar seus estudos em um curso de italiano grátis, saiba que a própria USP recentemente elaborou o curso Dire, Fare, Arrivare!, que é a continuação do curso Dire, Fare, Partire!, ou seja, mais um conjunto de materiais didáticos que se complementam e que foram especificamente desenhados para o aluno brasileiro que estuda italiano.

A estrutura do curso prevê videoaulas, apostilas e exercícios online e cada apostila corresponde a uma lição com exercícios e explicações linguísticas que dão suporte e complementam as videoaulas. Cada apostila (são 17 ao total \o/) é acompanhada de um PDF com as respostas dos exercícios.

Este mesmo material também está disponível em forma de exercícios online com áudio e feedback automático, tudo utilizando a plataforma de aprendizado online da USP.

Esse curso também foi projetado e elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP

E você aí, tá esperando o que pra aprender esse idioma sensacional na faixa através deste incrível Curso de Italiano Grátis?

Ahhh e não esquece, compartilha isso aqui com TODO MUNDO pra que esse conteúdo gratuito fique disponível para cada vez mais pessoas. Comenta aí embaixo se gostou da nossa dica.

 

Comentários

2018-05-14T09:55:08+00:00 01/29/2018|Destaque, Dicas de Viagem|Comentários desativados em Curso de Italiano USP: Aprenda Italiano Online Gratuitamente