Perda do Passaporte no Exterior – O Que Fazer?

362
Perda de Passaporte No Exterior

Se você já perdeu algum documento já faz idéia da dor de cabeça que é certo? Imagine então essa dor de cabeça potencializada no caso de perda do passaporte no exterior?

Considerando que o passaporte é fundamental para que você continue sua viagem e retornar ao Brasil, o que fazer se isso acontecer? Veremos abaixo.

Procurando a Polícia Local

A primeira coisa que você deve fazer é procurar a polícia local e registrar um boletim de ocorrência, seja por furto, roubo ou simplesmente perda do passaporte.

Temos aqui temos suas situações diferentes dependendo da sua viagem:

Vai Seguir Viagem Para Outros Países

 

Como Tirar Passaporte de Emergência

Se você perdeu o passaporte e vai seguir viagem para outros países, você vai precisar de um passaporte de emergência.

Entre no site do Portal Consular do Itamaraty e preencha o formulário online de pedido de passaporte de emergência. Imprima esse formulário e leve-o junto do BO ao Consulado Brasileiro ou Embaixada na cidade onde você estiver.

O passaporte de emergência é emitido em até 10 dias, o que pode ser uma dor de cabeça caso você tenha poucos dias naquela cidade ou país. O taxa de emissão é o dobro do valor cobrado aqui no Brasil. Lembrando que o passaporte vem zerado, sem os vistos.

Veja abaixo esse vídeo do canal “Um bilhete, por favor” onde ele conta a história dele e dá algumas dicas legais:

 

Vai Voltar ao Brasil

Se você vai voltar ao Brasil em seguida, não existe a necessidade da emissão do passaporte de emergência, você vai solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Geralmente fica pronta em algumas horas dependendo do Consulado Brasileiro.

A informação oficial no site do Itamaraty diz que a ARB demora até 3 dias para ficar pronta, na dúvida, conte sempre com o pior cenário.

Se você estiver em uma cidade ou até mesmo país sem representação brasileira, você deve entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty. Clique aqui para ver todos os telefones e contatos do plantão emergencial consular.

Perda do Passaporte no Exterior: Dica Extra

Todo cuidado é pouco com o seus documentos. O passaporte brasileiro é cobiçado no mercado negro, com ele é possível entrar em 146 países sem visto e como o brasileiro é um povo miscigenado, fica fácil para qualquer povo se passar por um de nós.

Tenha sempre com você uma cópia do seu passaporte e se possível, tenha todas as páginas com carimbos e vistos escaneada. As cópias não tem validade para você entrar ou sair de lugar nenhum, mas ajuda no processo de pedido do passaporte de emergência.

Ande sempre com você anotado o endereço e telefone das representações brasileiras nos países por onde vai passar.

E o resto você já sabe, para mais dicas de viagens basta clicar aqui e ficar sempre por dentro do nosso Blog.

 


Receba Nossas Dicas de Viagem Por E-mail!